Pesquisar este blog

Para baixar o arquivo mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

1 Tessalonicenses 4:13 - Valfredo Pereira, Mario Persona, Paulo Roberto Lenci

1 Tessalonicenses 4:13 - Valfredo Pereira, Mario Persona, Paulo Roberto Lenci (mp3)
http://files.3minutos.net/ministerio/1-Tessalonicenses-4-13-Valfredo-Pereira-Mario-Persona-Paulo-Lenci.mp3


1 Tessalonicenses 4:13
Valfredo Pereira, Mario Persona, Paulo Roberto Lenci

Valfredo Pereira - 
Se nós não temos esperanças, somos os mais miseráveis dos homens, porque nós não temos o céu como nosso alvo e o nosso lugar de chegada no futuro. Isso leva a pessoa a essa tristeza, ela está triste porque não tem essa esperança, enquanto uma pessoa está viva, (qualquer pessoa), ela tem essas duas situações, ou ela tem essa esperança, ou ela não tem essa esperança. Portanto o cristão, por mais provas que ele passe aqui, por dificuldade, às vezes fraqueza, desânimo, como acontece muito conosco - se é que eu posso falar pelos outros, mas pelo menos comigo é assim - por mais que se enfraqueça, por mais que se perca o ânimo muitas vezes, essa esperança é firme, essa esperança nunca deixa de existir. E nisso nós somos alegres, às vezes abatidos por fora, mas alegres por dentro, porque sabemos que, essas circunstâncias momentâneas irão passar, e estaremos lá na gloria com Cristo.

Agora, ao contrário, uma pessoa que não tem essa esperança, seus sentimentos são de tristeza e não de alegria. Então é muito importante que uma pessoa, ainda que viva neste mundo, tenha essa esperança e ela passa a ter essa esperança, logicamente, por ouvir o evangelho da salvação e crer. Ela está com sua alma salva, e tem essa esperança já guardada pra si, guardada lá nos céus, com toda segurança.

Esta passagem que estamos lendo aqui, estes últimos versículos desse capítulo, é algo que a igreja perdeu muito cedo, essa esperança, e hoje por incrível que pareça é difícil você encontrar irmãos que entendem esta passagem. E ela é tão importante, porque perdendo essa esperança, porque a igreja teve a sua queda, e queda e queda e queda, e chegou ao ponto em que nós estamos, não sei se tem a possibilidade de se chegar mais fundo do que isso, porque realmente é um estado lastimável o da igreja hoje. Por que? Porque perdeu-se essa esperança, a esperança da vinda do Senhor.

E com graças a Deus, nós podemos compreender que, há três vindas de Cristo, uma que Ele veio em carne, e a outra que Ele vem para arrebatar a sua igreja, e essa o mundo não O verá, a primeira o mundo pode vê-lo, todos puderam vê-lo, na segunda o mundo não O verá, porque Ele virá nos céus, e nós é que subiremos os cristãos que subirão, e a terceira por assim dizer que, é aquela que Ele vem para estabelecer o Seu reino aqui, é aquela que Ele vem com os seus santos, então essa esperança que hoje nós conhecemos dividida dessa forma, essa esperança, da vinda do Senhor perdeu se de vista, foi a causa da queda da igreja nessa profundidade que nós estamos hoje na sua queda, por quê?

Por que se nós não temos que viver com ele, quer pra receber galardão, quer para ver esse mundo julgado, nós perdemos aquilo que nos fortalece pra viver aqui neste mundo, porque nos perdemos essa esperança, de nos pormos como irmãos cristãos, e nos pormos como os incrédulos que não tem esperança, então essa esperança, é muito preciosa, muito bendita, e quando nós temos assim um, algum, algum sentimento que uma pessoa que morreu, que um dia nós tivemos, ouvimos dela algo que diz assim, que ela dissesse:
 – Não, eu creio no Senhor! Eu creio em Jesus!

Quando nós temos esta esperança, tudo muda, porque nós temos a esperança que cada pessoa realmente creu, e ela vai está com Cristo na glória, agora quando nunca ouvimos nada dos seus lábios, não ouvimos por outros que ela teve um momento de arrependimento, um momento que ela expressou ter crido em Cristo na sua obra, então realmente nos também nos entristecemos, porque não há esperança, mas ainda sabemos que Deus pode ter visto aquilo que os ouvidos humanos não puderam ouvir, mas os Tessalonicenses, possivelmente como nós vemos desde o primeiro capítulo, eles estavam perdendo, os sentimentos dessa esperança, (o sentido, desculpa), estavam perdendo o sentido dessa esperança, que era da vinda de Cristo.

Então essa porção da palavra é muito importante pra nós, porque muito cristãos, eu já estava dizendo, eles perderam, e isso hoje é difícil você encontrar um irmão em Cristo, dentre a igreja professa que acredita nisso, por incrível que pareça, muitos deixam isso aqui ao um lado, sem da à importância devida a isso, a importância devida a que Cristo virá e vai arrebatar a sua Igreja, é a esperança mais sublime que nós temos, é entre muitos Cristãos e outros desprezam completamente, e os Tessalonicenses possivelmente estariam perdendo de vista essa importante parte da doutrina de Paulo, que é a do arrebatamento da igreja.

Então nós temos aqui esse versículo muito próprio, muito bom pra nós,que nos anima, que nos faz ter força para andar aqui porque essa esperança viva entre nós, e devemos cultivá-la pra que fique viva realmente, para que nos tenhamos e perseveremos nessa esperança, que é a do arrebatamento da igreja, que é o que acredito que trata esses versículos aqui. 

Mario Persona - Estou Traduzindo um livro do Bruce Anstey, sobre dispensações, ele faz uma associação bonita da vinda do Senhor pra sua Igreja, com o capítulo 14 de Mateus, Mateus 14 existe uma cronologia profética ali, nós vemos o Senhor, nós vemos Herodes mandando matar João Batista, e depois quando o Senhor escuta isso, (isso aqui já é no tempo de rejeição do Senhor), Ele esta sendo rejeitado pelo seu povo. Ele escuta que, João Batista foi morto, Ele vai pra um lugar deserto, versículo 13 de Mateus 14, mas o povo segue ali das cidades, e vai até lá, mas o povo está faminto, então Ele multiplica os pães e alimenta o povo, os dois pães e os peixes, e sobram doze, doze cestas cheias, que eles guardam pra serem usadas depois.

O irmão comentando isso, ele associa isso aqui, a demonstração que Cristo dava ao povo de Israel de que Ele é o Messias, porque lá no AT dizia que no Reino, (Ele iria), não haveria falta de pão, e todos seriam curados também, então Ele deu sinais (da), de quem Ele era, de que Ele era capaz de estabelecer seu Reino aqui na Terra, e lá em Hebreus fala daqueles que experimentaram as virtudes do mundo vindouro, que são essas pessoas que comeram pão, comeram peixes, foram curadas.

Mas ao guardar doze cestos cheios o Senhor também (davam) sinalizava pra esse povo incrédulo judeus, de que um dia Ele viria também alimentá-los, e isso nos fala lá depois do arrebatamento da Igreja, quando Ele vier, pra estabelecer o seu Reino.

Mas ai o comentário que ele faz, achei muito bonito é do versículo 22 em diante, que uma vez rejeitado o Senhor pelos seus, Ele manda que os discípulos entrem num barco, e assim pelo mar em direção a outra margem, enquanto isso Ele sobe ao monte para orar, sozinho no monte, essa viagem de barco é feita à noite, e Ele no monte sozinho, (isso aqui nos fala da presente época, quando os discípulos do Senhor foram enviados então para os gentios), porque o mar nos fala de gentios de “gentes”, (isso agente aprende em várias passagens das escrituras, que o mar, nos fala dos gentios, das populações não judias da terra), e hoje, nós estamos no mar, atravessando o mar, em direção a um a terra, que é Genezaré, que os discípulos certamente chegarão nessa terra depois, de Genezaré, e lá o Senhor será conhecido por todos em Genezaré, iso nos fala do milênio, quando o remanescente judeu irá anunciar a Cristo o Messias o Rei a todo mundo, o conhecimento do Senhor encherá a terra, como as águas do mar, tem uma passagem que fala em Isaías ou Jeremias, (Isaías 11:9)

Então Genezaré chegada do outro lado é já o milênio, mas a viagem deles e feita à noite num barco, e sem o Senhor, porque o Senhor nesse momento está num monte, orando, e certamente intercedendo por eles, então nós temos uma figura bonita aqui, da atual época da igreja, quando os cristãos estão indo por todo mundo, levando a palavra de Deus nesse mundo, revolto, como um mar revolto, enquanto isso o Senhor nosso Sumo Sacerdote está no céu, nesse alto monte orando e intercedendo, por nós, aqui na terra.

Mas ai chega um momento no versículo 24 de Mateus 14, e o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas porque o vento era contrário”.

Lá em Jó capítulo 1, nós vemos que satanás fez com que um vento desse nos quatros cantos da casa onde estavam os filhos de Jó – e todos morreram a casa desabou – e satanás, nós sabemos que ele é o príncipe das potestades do ar, e ele tem poder certamente pra levantar ventos e tempestades, e hoje ele faz isso levantando ventos contrários, no próprio testemunho que a igreja da nesse mundo, lá em Timóteo, Paulo exorta Timóteo dizendo assim:
– Que haveria um tempo quando as pessoas iriam atrás de todo vento de doutrina, (acho que é assim que fala a passagem) de todo vento de doutrina, esse tempo em que as pessoas hoje na cristandade estão indo atrás de todo vento de doutrina, é hoje.
Hoje qualquer vento de doutrina que sopre, tem um monte de gente correndo atrás, e isso são ataque do inimigo, pra desestabilizar o testemunho cristão nesse mundo, assim como um vento desestabiliza um barco no mar, faz com que ele balance, faz com que ele corra o risco de afundar.

Mas chega à quarta vigília da noite no ver 25, “Mas a quarta vigília da noite dirigiu Jesus para eles, caminhando por cima do mar”.

Então Ele vem não exatamente na água, mas por cima do mar, Ele vem caminhando por cima do mar, por sobre o mar, uma figura bonita também da vinda do Senhor, em direção aos seus pra vir buscar os seus, assim é assim será a vinda do Senhor pra nós, Ele virá na quarta vigília da noite, o que é a quarta vigília da noite?

Os Judeus eles dividiam a noite em vigílias, e a quarta era aquela última antes do amanhecer, quando acabava a quarta vigília da noite, o sol tava nascendo, e é nesse momento em que o sol, (o Senhor Jesus), (a estrela), na verdade pra nós Ele não vem como o sol de justiça como Ele vem pra Israel, em pleno já, em plena manhã, mas para nós Ele vem como a estrela da manhã, quem gosta de acordar cedo sempre vê a estrela da alva, que é Venus, é bem brilhante a mais brilhante do céu, ela fica mais brilhante, à medida que vai se aproximando a manhã, porque o sol bate em Venus, e faz com que ele brilhe bastante, e agente enxerga aquela grande estrela brilhante, que na verdade é um planeta, mas essa é a estrela que nós chamamos de estrela da manhã estrela da alva, e o Senhor virá para nós assim, como a estrela da manhã.

E quando Ele vem pra esses discípulos no barco, o que acontece? Pedro Sai do barco, pra ir em direção a Ele, e o irmão faz um comentário sobre uma época há quase 200 anos, quando muitos irmãos saíram do barco para ir em direção ao Senhor Jesus por assim dizer, porque entenderam que o Senhor, que a vinda do Senhor era eminente, então muitos deixaram as suas denominações, deixaram até bens, modos de vida, uma serie de coisas, posições na sociedade, porque estavam querendo ir ao encontro do Senhor, porque entenderam que a vinda do Senhor era eminente.

É interessante falar isso porque, quem lê sobre a história da igreja sabe que, durante quase 2000 anos, predominou primeiro o Catolicismo Romano, depois nos últimos 500 anos mais ou menos, depois o protestantismo junto com o catolicismo romano, e essas duas vertentes cristãs, elas não esperam o Senhor, é interessante falar isso, mas se fala, mas como? Não tem cristão esperando o Senhor?  Não, não tem, realmente não tem.

Se você conhece a doutrina presbiteriana, por exemplo, eles não esperam a vinda do Senhor pra arrebatar a Igreja, eles esperam que o Senhor virá um dia, para estabelecer Seu Reino na terra, e a esperança deles é terrena, é de querer morar na terra, no Reino de Cristo, porque eles consideram que a igreja, não é o corpo de Cristo, um grupo de pessoas separadas de Israel, eles acham que a igreja é simplesmente uma evolução natural de Israel, então Cristo virá pra reinar, sobre Israel que hoje seria a Igreja, então misturam as duas coisas, não entendem as diferentes dispensações, não entendem os diferentes modos de Deus tratar com seu povo terreno, e com seu povo celestial, estão aguardando a vinda de Cristo para reinar, só que enquanto aguardam a vinda de Cristo para reinar, obviamente existem muitas coisas, que precisam ser, precisam acontecer antes dEle vir reinar, então você acaba não aguardando Cristo, você acaba aguardando as coisas que vão acontecer antes que Ele venha reinar.

Mas para o arrebatamento da igreja que fala o cap. 1 Tessalonicenses 4, não é necessário que aconteça coisa alguma, porque Paulo já dizia: “nós os que ficarmos, os que estivermos vivos, seremos arrebatados juntamente com Ele”.

Então ele se incluía entre os que estariam vivos por ocasião do arrebatamento, Paulo sabia que muitas coisas aconteceriam para Cristo vir reinar, mas não para o arrebatamento da igreja, então quando Pedro entende isso, assim, como os irmãos a 200 anos entenderam, que Cristo viria buscar sua Igreja, viria não ao encontro do mundo, o mundo ele tinha deixado lá trás, naquele deserto que ele alimentou, aquelas pessoas todas com pão, Ele tava indo ao encontro, daqueles que eram seus discípulos como Ele virá ao encontro daqueles que creram nEle, que são de Cristo hoje.

Então Pedro quando entende isso, sai do barco e vai em direção a Ele, e assim no século 19 muitos irmãos assim “figuradamente”, saíram do barco, porque esperavam a vinda iminente do Senhor a qualquer momento, mas mesmo nesse testemunho, houve uma derrota, houve uma ruína, então aqueles que ao principio caminhavam olhando para o Senhor, e por assim dizer também sobre o mar, quando o Senhor vinha vindo por sobre o mar, num determinado momento, passaram olhar para circunstâncias, para as ondas, para o vento, para as dificuldades e tiraram os olhos do Senhor, assim como Pedro tirou os olhos do Senhor, e o que aconteceu com Pedro? Afundou, ele começou a afundar.

Então até mesmo esse testemunho, daqueles congregados ao nome do Senhor, que esperavam pela vinda do Senhor, a qualquer momento para estarem com Ele, também afundou, é só olhar em volta, quantas divisões, quantas confusões que aconteceram, ao longo da história, existem hoje um número imenso de grupos, sem denominações reunidos, que são divisões e são resquícios de divisões que aconteceram no passado, entre aqueles reunidos ao nome do Senhor.

Então esse é o estado de calamidade, de afundamento, em que esta hoje, ate mesmo aqueles que estão congregados ao nome do Senhor esperando pela vinda do Senhor, e a razão disso: Tiraram os olhos de Cristo. Tiraram o olhar de Cristo, passaram a olhar para outras coisas, tanto é que hoje, existem muitas religiões, que surgiram protestantes, que surgiram no século 19 e emprestaram muitas das doutrinas, que foram resgatadas naquela época pelos irmãos congregados ao nome do Senhor, como a doutrina do arrebatamento, as dispensações e outras, eles emprestaram isso, principalmente o movimento pentecostal, emprestou muita coisa disso.

Só que ai eles confundem as coisas, e acabam olhando não também para o Senhor em sua vinda, mas olhando para ondas, para as circunstâncias... Então você vai à internet, e tem um monte de site lá colocando notícia de jornal...
 – Ta vendo! Isso aqui que ta acontecendo, é porque Cristo vai voltar!
Então eu me lembro na década de 80, eu ainda me lembro de coisas como, aquele russo, como era o nome dele? Tinha uma mancha na testa, na cabeça, Gorbachev né? Ele tinha uma mancha de nascença na cabeça, e aquilo era interpretado por muitos Cristãos como a marca da besta,
– Que ele seria a besta do apocalipse, que estava voltando... Ai vem o papa...
– Porque na mirta do papa estava escrito... Não sei o que...
E ai vai juntando coisas...
Aí, eu me lembro de até um, que mandou um email pra mim desesperado dizendo, que não ia comprar mais nada que tivesse com código de barra, porque o código de barras seria a marca da besta, então não podia mais comprar nem vender, o que tivesse código de barras.

Então todas essas coisas é olhar pras ondas é olhar pros ventos, e não pro Senhor, é tirar os olhos do Senhor, e o que Pedro fez de mais correto a hora que ele estava afundando, eu acho que deve ser feito hoje por qualquer cristão é: – Senhor, me salva!  Não me salva, no sentido de salvação eterna, porque nós estamos salvos pela fé em Cristo!

É interessante como o cristão ele sabe que se ele morrer, ele esta nas mãos do Senhor. Eu vi hoje, um trecho de um jornal norte-americano, numa emissora americana e ai é bonito de ver, o apresentador, o que apresenta as notícias, (o ancora) o ancora da TV, ele dando uma notícia, e na notícia ele fala:

– Como vocês já sabem, eu estou com um problema de câncer no cérebro já há algum tempo, uns 8 anos parece, e agora o médico viu que o tumor já não pode mais ser operado, não pode mais fazer terapia, nem fazer nada, então ele me deu de 4 a 6 meses de vida, e eu como sou um cristão nascido de novo, estou muito tranqüilo eu sei que estou nas mãos de Deus.

Então você vê uma pessoa falar isso, você vê o que é um cristão, um cristão ir ao ar em público e falar:
– Olha eu vou morrer, mas eu to muito tranqüilo porque eu estou nas mãos de Deus. Isso é fé em cristo, não necessariamente aguardando o Senhor no arrebatamento, mas sabendo que esta nas mãos do Senhor, e isso todo cristão tem ou pode ter essa certeza, mas o aguardar o Senhor para qualquer momento no arrebatamento, como o irmão falou é privilégio de poucos, porque a maioria dos cristãos ainda continua olhando para ondas, para o mar, e nós mesmos continuamos olhando, para as ondas, para o vento, para o mar, mas o que fazemos, ou o que devemos fazer então, como Pedro, Senhor, no ver 30:

 - Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus. E, tendo passado para a outro banda, chegaram à terra de Genezaré.

A coisa bendita aqui é que quando Pedro chega no fim de sua própria capacidade, ele vai depender da capacidade do Senhor, quando nós chegamos no fim da nossa capacidade, ai nós olhamos pra Cristo, ai nós desejamos que Cristo possa voltar hoje, que o Senhor possa voltar hoje, pra nos receber, esse é o desejo que cada cristão deveria ter, nós não desejamos que fulano e sicrano, ganhe as eleições, ou que o Brasil seja campeão na copa de 2018, (acho que é), ou (qualquer outra coisa assim...) Isso não é a esperança do cristão, a esperança do cristão é hoje o Senhor vir pra nós nos encontrarmos com Ele nas nuvens, Mas ao mesmo tempo, reconhecermos o nosso estado de fraqueza, de miséria de ruína, e falarmos:
– Senhor me salva!
– Me salva!
– Me de a mão, não é Pedro que estende mão para o Senhor, é o Senhor que estende a mão para Pedro.

Paulo Lenci - Em outras palavras né, o que ele esta dizendo aqui, Paulo aqui esta tentando mostrar pra eles que embora eles fossem fies e fizessem até as obras esperadas que os cristãos fizessem como nós lemos no versículo 9, Paulo queria mostrar pra eles que, o versículo 13 falando: ” irmãos não quero que sejais ignorantes”.

Porque nós vemos que essa doutrina da esperança da volta de Cristo, é uma doutrina muito importante, que o inimigo quer sempre criar alguma dificuldade para que nós não tenhamos segurança nela, uma vez o irmão falando sobre isso, ele citou um exemplo interessante que era mais ou menos assim:

Que uma família na época de Roma de cristãos, foi levada ao sacrifício, ser servido de comida dos leões como aconteceu naquela época muitas vezes, e estava então à família: o pai, a mãe, e os filhos, e o filhinho menor perguntou assim pro pai:
– Pai vai doer muito?
E o pai falou assim...
– Filho só um pouquinho, só um pouquinho de tempo.
E é mais ou menos isso que Paulo, obviamente em outras palavras aqui ta querendo colocar nos corações dos Tessalonicenses, que ao eles passarem pela experiência de perder alguns dos seus, eles pensavam que eles estavam sendo: (como fala?) derrotados, e que aqueles que partiram não iriam desfrutar do encontro com cristo em sua volta, mas nós vemos exatamente isso, porque nós vemos que Paulo fala pra eles que, eles não fossem ignorantes por quê? De maneira alguma aqueles que haviam morrido, ou dormido no Senhor, deixariam de estar juntos, e aqueles que tinham permanecido e que estariam aqui ainda vivos, encontrariam a todos juntos.

No versículo, (ele fala) (dos que precedem), 15, ele fala assim:
 “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que já dormem”.

E no versículo 17 ele fala:
“Depois nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com Ele nas nuvens.”

E como vai acontecer isso? Em Corintos 15 nós vemos:
“vai acontecer como num piscar de olhos”,

Ou seja, por um tempinho, uma coisinha rápida que nós nem vamos perceber, aqueles que se foram serão chamados à Cristo, nós os que estivermos aqui ainda vivos, seremos arrebatados, e  num piscar de olhos transformados, irrepreensíveis e todos juntos, desfrutando da presença de Cristo pra todo o sempre.

Então se tivermos como perdidos essa esperança firme em nós, nós teremos fé como esse exemplo que foi dado. Por quê? Que coisa que nós mais damos valor? Do que nossa vida. Pesamos muito numa pessoa que está numa situação dessas... Que na eminência de perder as suas vidas; e é natural isso, elas se desesperam, mas o cristão que tem esperança que tem o reconhecimento; e não é ignorante; como Paulo queria que eles não fossem, eles tem a bendita esperança como diz a palavra, de estarmos com Cristo, e passarmos, ou se tivermos que passar pela morte, será apenas um piscar de olhos, portanto diz o versículo 18: consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.